Montagem e Desmontagem do motor


As figuras são do motor Traxxas TRX 2.5 e 2.5R, mas os passos de remontagem são os mesmos para o TRX 3,3. É muito importante limpar o exterior do motor e o sistema EZ-Start ® completamente antes de desmontagem.


 1. Comece por retirar o tubo de escape e cabeçalho do motor removendo os dois parafusos.




Remova os três parafusos que prendem o EZ-Start ® de montagem do motor e separe a caixa de engrenagens do motor.


2. Remover o E-clip do eixo de manivela e puche a arruela de teflon com o sino da embreagem para fora do virabrequim. Atenção: é importante usar proteção para os olhos quando retirar o E-clip do eixo para evitar que o clipe de causar uma lesão. Puxe os sapatos de embreagem para fora dos pinos do volante.



Remova a porca do volante usando uma chave de 8 milímetros e retire o volante batendo levemente a parte de trás do volante, com uma borracha ou algo de plástico. Coloque uma pequena chave de fendas na ranhura do cone e torça um pouco para soltar o cone do virabrequim. Puche a arruela de cone do virabrequim.



O motor está pronto para ser remontado.


3. Remova a vela, a qual deverá ser substituído por uma nova a qualquer momento, quando o motor é remontado. Remover os quatro parafusos do montante do motor. 



Retire o cabeçote do motor removendo os cinco parafusos. Tenha cuidado para não perder ou danificar a junta do cabeçote de cobre. Se a junta do cabeçote estiver danificada, substitua por uma nova.

4. Localize a parte inferior da camisa, através da abertura posterior do cárter. Pressione a parte inferior da camisa para cima com uma vara de madeira ou de plástico. (DICA: use um tire up para facilitar a remoção. insira o tire up pela fresta e rode o virabrequim um pouco somente, a camisa subirá naturalmente)

Isto é para evitar danos interna para o cárter. A camisa deve deslizar para cima e para fora do cárter. Nota: Se a camisa não deslizar para fora do cárter com um esforço razoável, um aqueça o cárter com um secador de cabelo em uns 55º. Não utilize uma chama para aquecer o motor!A camisa deve deslizar facilmente a esta temperatura.



Use luvas para proteger contra queimaduras. Rode o virabrequim até que a biela fique como na figura. Então, com o auxílio de um alicate, puxe suavemente parte inferior da haste deslizando-a para fora do pino do virabrequim. Tenha cuidado para não danificar a biela se a haste está sendo reutilizado.



O pistão e a biela vão sair do topo do cárter. 


5. Empurre a extremidade do virabrequim através do cárter.


O virabrequim deve sair da parte traseira do cárter. Soltar o parafuso logo abaixo da base do carburador. Deslize o carburador para cima e para fora do cárter. Agora, o cárter está pronto para ser limpo e inspecionado.




6. Lave o cárter e mancais com álcool ou spray de motor elétrico. Seca-se o cárter com ar comprimido. Cuidado: Use sempre óculos de proteção quando se utiliza ar comprimido. Inspecione o cárter e mancais por danos ou peças em falta.



Certifique-se que as gaiolas de rolamento não estão quebrados e verificar a corrosão dentro do cárter. Os rolamentos devem estar suavse e com poucquissima folga. Verifique a junta do escape. Substitua esses anéis, se necessário.



7. Aplique algumas gotas de óleo de motor sintético para os rolamentos. Verifique o virabrequim para a corrosão e também verificar se há riscos ou marcas de pontuação em torno da porta de entrada do virabrequim. Verifique o pino de manivela para o desgaste. A haste da biela deve encaixar e rodar suavemente sobre o virabrequim com nenhuma folga. 



IMPORTANTE: Não reutilizar um virabrequim danificado ou desgastado. Isto só irá causar problemas no seu motor.  


8. Coloque de volta o virabrequim através dos rolamentos até que ele pare. Verifique no carburador se os anéis de borracha estão com defeito.



Desenrosque a agulha de alta velocidade e lavae a caixa de agulhas de alta velocidade e o corpo do carburador com álcool ou compressor de ar.



Use ar comprimido para secar os componentes. Recoloque a agulha de alta velocidade. Insira cuidadosamente o carburador para o cárter até que esteja totalmente encaixado. Enquanto pressiona o carburador com firmeza no cárter, aperte o parafuso de aperto. Este processo garante que o O-ring superior forma uma boa vedação entre o carburador e o cárter.



9. Aplique uma gota de óleo nos orifícios da biela e monte conforme a figura abaixo.



Instalar o clipe (clip G) na ranhura da biela pelo furo do pistão. Certifique-se de encaixar o clipe G na ranhura do pistão!



Coloque o pistão e biela com o furo voltado para o motor e gire o virabrequim até que fique como na figura.



10. Coloque a camisa para dentro da caixa do motor. Certifique-se que o pistão se encaixe na camisa. Pressione a camisa até o fim. Importante: A ranhura na parte de trás da camisa serve como guia. Veja na figura abaixo. Não instale o cabeçote até que esses dois itens são introduzidos um no outro.



Coloque a junta do cabeçote e logo em seguida o cabeçote.
Os cinco parafusos de cabeça deve estar alinhada com os cinco furos na parte superior da caixa do motor e os slots de acesso no cabeçote devem estar alinhadas com as ranhuras fabricados no caso do motor.



Tenha cuidado para não danificar a junta do cabeçote de cobre (ver foto para orientação). Não apertar estes parafusos individualmente. É muito importante para atingir uma pressão uniforme em torno do cabeçote. Lentamente, aperte cada parafuso um pouco de cada vez em um padrão cruzado, (ver foto) até que cada parafuso tenha seu aperto.



11. Conectar a placa traseira com o eixo de partida no motor. Importante: Os relevos que são fabricados para a placa traseira deve coincidir com as de dentro da caixa do motor (ver foto para orientação).



Parafuse a caixa e instale uma nova vela se for o caso (# 3231 é recomendada para o motor TRX 2.5, e 3232X para o 3.3). 



12. Coloque a arruela de cone sobre o virabrequim.



Coloque o volante no virabrequim o qual deve se encaixar dentro do furo cônico. Coloque a porca do volante.



13. Deslize as sapatas de embreagem para o volante. (Veja a foto para a orientação dos sapatos de embreagem).


 Dica: Ao inverter a direcção das sapatas de embreagem, os sapatos de embraiagem irá fornecer uma pegada um pouco mais firme contra a parede interior do sino da embreagem. Isto é útil em superfícies superiores que oferecem um nível mais elevado de tração. 


14. Limpar e lubrificar os rolamentos de embreagem sino e instalar um rolamento em cada lado do sino da embreagem e empurre o sino de embreagem no virabrequim. Aperte o E-clip (óculos de segurança) em torno do eixo-piloto para manter o conjunto de embreagem. 


15. Limpe o rolo de embreagem e lubrifique com óleo para motores sintético. Encaixe o sistema EZ-Start ® no eixo de partida que sai da parte traseira do motor.



16. Coloque o escape prenda com os dois parafusos.



Pronto, agora é só parafusar o motor no montante com os quatro parafusos.




NOTA: Se você montou um novo motor, com novas peças, o amaciamento deve ser refeito.


11 comentários:

  1. Boa tarde ! Como faso pra remover o ztarte arranque da minha revo ? serar que vou ter que remover a suspeçao traseira ou tirar o motor fora ?

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  2. Olá, boa noite!!! Seja bem vindo ao nosso Blog. Para remover, basta retirar o motor, não é necessário remover a suspensão.

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  3. bom dia
    qual a posição da saia do pistão em relação a aberturas da camisa

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    1. Ola Nelson, o corte do pistão fica voltado para o motor. A camisa deve ser fixada com o auxílio da ranhura que fica na parte de trás do cabeçote, que serve como guia.
      Eu fiz um vídeo uma vez para esclarecer um problema, mas veja nos 0:39s a posição. https://www.youtube.com/watch?v=8gaZ8LzDCtw&feature=youtu.be

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    2. Amigo, montei o motor. Agora não pega. Será que deixei passar algo

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    3. Com certeza algo passou em branco. Verifique as mangueiras de combustível, verifique a vela, o cabo da vela. Verifique se está subindo combustível para o carburador. Verifique se o carburador não está rachado.
      Caso não seja nada disso, dê mais detalhes do que está acontecendo, algum sinal ele deve dar.

      Abraço.

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  4. Olá,

    Boa noite, gostaria de saber qual é o óleo que pode ser usado no motor. Alguém sabe informar? Desmontei todo o carrinho para limpeza porém não acho qual o óleo, é aquele que chamam de "after run"? Agradeço a atenção!

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  5. OLá, minha revo começou a queimar vela, tipo...ando um pouco normalmente mas ela sai uma fumacinha dentro da camisa da vela e já pode saber que a mesma queimou...o que poderia ser?

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  6. Roberto..minha revo nao para mais de queimar vela....brinco um pouco normalmente...daí ela sai uma fumacinha no cabeçote que ela fica...pode saber que ela queimou...pq será? Ela tava acostumada com byron e passei a usar o odonnell de combustivel.

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    1. A mistura deve estar muito magra. Volte às configurações originais e vá regulando novamente.

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