Carburador



1 - AGULHA PRINCIPAL (ALTA)
2 - AGULHA DE TRASEIRA (SPRAY BAR) / AGULHA DIANTEIRA (BAIXA)
3 - AGULHA DE MARCHA LENTA
4 - VENTURI (PASSAGEM DE MISTURA AR/COMBUSTÍVEL)
Dicas para uma boa carburação.

Para se obter uma boa carburação primeiro devemos nos certificar que estamos utilizando a taxa de compressão correta para o combustível que vamos utilizar (%nitro).
O carburador possui a agulha principal pela qual se dá a entrada do combustível no carburador, uma barra de spray (cor bronze) por onde o combustível é pulverizado junto com o ar e uma agulha de baixa (cor preta do lado oposto ao spray-bar). Esta agulha é cônica e, da média velocidade para a baixa velocidade, ela entra na barra de spray e vai diminuindo progressivamente a passagem de combustível em relação à entrada de ar que passa pela boca do carburador. Um parafuso na lateral do carburador limita o fechamento do embolo deixando uma pequena passagem de ar para manter a marcha lenta.

A carburação deve se feita na pista, partindo dos ajustes básicos que vem no manual do motor. Abrimos a agulha de alta 1/4 de volta e em seguida colocamos o carro na pista. É preciso umas duas voltas para aquecer o motor. Na terceira passagem, na reta maior da pista devemos observar se o motor atinge velocidade máxima. Se você notar que o motor está muito "rico" pare e feche um pouco a agulha de alta ( 1/8 de volta por vez). Repita a operação quantas vezes forem necessárias até que o motor tenha um bom rendimento na reta principal. Se o motor ficar muito pobre em alta, o carro anda pouco na reta e esquenta muito ou chega a dar "falta" na alta velocidade. Abra a agulha de alta.

Quando a regulagem da alta estiver perto do ponto ideal começamos a regular a agulha de baixa. Neste momento devemos parar o carro no pit e observar a rotação do motor em baixa, se a rotação do motor ao pararmos está alta e depois vai diminuindo progressivamente, isto quer dizer que a agulha de baixa esta muito fechada. Devemos abrir 1/4 de volta e voltar à pista, dar duas volta e parar novamente e observar a rotação do motor.

Devemos repetir o procedimento anterior até quando, ao pararmos o carro, o motor fique em marcha lenta pelo menos uns 10 segundos. Mas, se ao pararmos no pit a rotação do motor cai rapidamente e o motor para, é porque está muito "rico" em baixa, e neste caso devemos fechar 1/4 de volta. Repita quantas vezes forem necessárias.



Neste ponto pode ser preciso aumentar ou diminuir a passagem do ar na marcha lenta através do parafuso lateral do carburador, até que a marcha lenta fique estável.

Acertar bem a carburação exige muita paciência. A aceleração do motor deve ser progressiva e sem "buracos". Devemos sempre prestar atenção quando mexemos na agulha de alta, pois estaremos alterando a regulagem da carburação em baixa, isto quer dizer que é possível que, uma vez o motor regulado, se tivermos que, por exemplo, fechar a agulha de alta, tenhamos que abrir a agulha de baixa na mesma proporção, ou vise e versa.

Quanto temos que fazer algum pequeno ajuste na agulha de baixa, esta não interfere na agulha de alta, portanto esta não requer novo ajuste.

Os carburadores atuais são chamados de três agulhas, uma de alta e duas de baixa. Na verdade são duas agulhas, a de alta e a de baixa, e a terceira na verdade, é o spray-bar ou barra de spray que se movimenta, permitindo uma regulagem mais fina sem ser necessário trocar o calibre da agulha de baixa.

Trocando em miúdos e tentando ser claro, na prática isto funciona da seguinte maneira:

Nos carburadores antigos, que tinham a barra de spray fixa, ao andarmos com o carro em dias de temperatura ambiente muito altas tínhamos que andar com a agulha de alta mais aberta. Neste caso, a agulha de baixa tinha que ser muito longa e fina para o motor não afogar em baixa.

Quando andávamos com temperaturas ambientes muito baixas, tínhamos que andar com a agulha de alta mais fechada. Neste caso, a agulha de baixa tinha que ser mais curta e grossa para o motor não ficar muito pobre em baixa. Isto era feito para se conseguir uma passagem da baixa para a alta rotação sem buracos.



Nos carburadores de "três" agulhas, conseguimos o mesmo efeito sem a troca das agulhas de baixa. Se estamos com a temperatura ambiente alta e notamos uma "engasgada" na passagem da baixa para a alta rotação, devemos "andar" com as duas agulhas para a frente, ou seja, fechamos a barra de spray 1/2 volta e abrimos a agulha de baixa 1/2 volta, isto diminui a quantidade de combustível em relação à quantidade de ar na média rotação.

Se a temperatura ambiente for baixa devemos fazer o oposto, ou seja, andar com as duas agulhas para trás. Abrimos a barra de spray 1/2 volta e fechamos a agulha de baixa 1/2 volta. Com isto, aumentamos a quantidade de combustível em relação à quantidade de ar na média rotação.

Com muita dedicação e atenção devemos obter uma aceleração do motor limpa e progressiva e uma marcha lenta estável. Lembrem-se que isto não se consegue no dia da corrida, na hora da tomada de tempo ou da prova. Tirem um dia só para isto. Anotem, se possível, tudo o que acontece durante as regulagens. Os vários dados obtidos depois de analisados e comparados sempre serão úteis para se obter uma boa carburação.

Escrito por Sérgio (Boca) - Techspeed - www.sixspeed.com.br

54 comentários:

  1. qual a configuração original do motor revo 3.3 ?? ,,, quantas voltas tem cada agulha ?? ... o meu ta todo desrregulado....e qnto mais eu mecho pior ta ficando... ele ta lento pra acelerar... fecho a agulha principal e ele melhora... mais ai ficas morrendo... volto ele nao morre.. mas demora para acelerar... nao entendo... obrigado..

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  2. Olá. De fábrica, as agulhas do carburador vem com esta configuração:
    Agulha de Alta: 4 voltas abertas (sentido anti-horário) da posição fechada.
    Agulha de baixa: aproximadamente entre 1½ e 1¾ aberta da posição fechada.
    Agulha de Maecha Lenta: entre 0.7 e 1 mm de abertura.

    Atenção: as agulhas não são como parafusos que tem aperto. Ao fechá-las ao sentir a primeira resistência para de apertar.

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  3. meu revo na hora q acelera ele morre os peneus nem andan e ele ja morre so fica na lenta oq faço

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    1. Isso é problema de regulagem. Retorne a configuração original e vá ajustando aos poucos.

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  4. Olá, tenho um jato 3.3 e ele está esquentando muito. Chegou a fumaçar o cabeçote e perder as forças. Por mais que eu abra a agulha noto que ele não solta muita fumaça pelo escape. O que fazer? Será que pelo fato de te esquentado tanto já comprometi meu motor?

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  5. qual a config de fabrica da traxxas t-maxx

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  6. Pode utilizar a mesma configuração da Revo.
    Agulha de Alta: 4 voltas abertas (sentido anti-horário) da posição fechada.
    Agulha de baixa: aproximadamente entre 1½ e 1¾ aberta da posição fechada.
    Agulha de Marcha Lenta: entre 0.7 e 1 mm de abertura.

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  7. Amigo.minha revo depois que entra a 2 marcha ele fica muito fraco oke fasso
    Ele esta tudu desregulado o carburador sera isso?

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    1. Olá. Com certeza é regulagem. Volte às configurações originais já mencionadas nos comentários e faça as novas regulagens. Lembre-se que quando abrir ou fechar as agulhas, faça aos poucos e dê algumas voltas antes de abrir/fechar novamente.

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  8. olá, tenho um revo 3.3, ele só consome meio tanque toda vez e o motor morre, só pega depois que o motor esfirar.

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    1. Isso é regulagem amigo!! Volte nas configurações originais e vá regulando novamente.

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  9. bom dia.
    minha revo só liga se eu acelerar no controle, quando eu deixo no neutro ela morre, ja consegui mexer nas regulagens para ligar sem precisar acelerar no controle, porem ela sai andando sozinha sem eu acelerar, ja tentei voltar nas regulagens originais, porem sem sucesso, apesar que eu nao entendi muito bem essa regulagem da agulha da marcha lenta, o que devo fazer ?

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    1. Robson, bom dia!! Você deve voltar as configurações originais de fábrica. Quanto a agulha da marcha lenta,você deve deixar ela milimetricamente aberta. Se ficar muito aberta entra ar assim faz o carro andar. Dê uma olhada na embreagem tanbém, pode ser que está muito apertada, solte um pouco.

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  11. Olá boa noite gostaria de saber tenho uma revo e coloquei um motor zero até aí tudo bem amaciei o motor como deveria mais com um passar do tempo eu perdi a regularem e não concigo regular mais até que ela chegou um ponto que não estar trocando de maicha mais não sei se é por que ela enate com o cotuveilo do escape trincado eu se é regularem mesmo mais eu até olhei a se tinha quebrado alguma engrenagem responsável pela troca de maicha mais não tinha preciso de ajuda não entendo muito de automodelo manda uma dica aí agradeso valeu.

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    1. Olá, se não esta mudando a marcha, pode ser que a mistura está gorda, procure fechar aos poucos a agulha de alta. Boa sorte!!

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  12. Olá como consigo o manuel em português da T-Maxx 3.3?

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  13. Olá, poderia me informar como consigo o manual em português da T-maxx 3.3?
    Vlw

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  14. Tenho um traxxas revo 3.3 5309, eu acelero ele todo e ele nem sai do lugar nem pra traz e nem para frente, o que pode ser?

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    1. Olá, verifique a engrenagem no volante se não está desgastada. Veja também a embreagem como está. Verifique a mola que existe nela. Abraço.

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  16. Olá, minha revo 3.3 não para ligada, é só soltar o botão de partida que ela apaga, com o botão de partida ligado posso acelerar, e desacelerar a vontade, mas é só largar o botão que apaga, já fechei toda a agulha de lenta e fui abrindo aos poucos e não achei regulagem, as outras agulhas estão com a configuração original, qual o problema? Desde já obrigado

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    2. Foi trocada recentemente, e acho que não ha problemas com ela, uma vez que está acontecendo combustão normalmente quando o starter plugado e precionado

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    3. Brendol, boa noite! conseguiu resolver o problema? Estou com o mesmo problema, quando tiro o EZ Start meu revo 3.3 morre na mesma hora.

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  17. Olá pessoal tudo bem, tenho um traxxas jato 3.3 e foi trocado o pistom e a camisa e o corpo do carburador, zerei ele pra configuração de fabrica, funcionou beleza, mas so que agora ele ta andando de boa e do nada ele desliga como se cortasse o combustível. Alguém tem alguma dica.

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  18. Ola tenho um t-maxx e o motor nao que pegar o que faço .

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  19. Opa sou Diego de Americana minh Revo ta queimando vela frequente o que pode ser?

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  20. Queria saber qual seria a media de autonomia do traxxas jato 3.3 com tanque cheio, pois acho que o meu esta bebendo muito, fechei a agulha de alta e dei 4 voltas anti horaria, ele nao morre mais bebe muito!

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    1. Amigo, geralmente dura uns 15 minutos, mas tudo depende da sua configuração. Tente voltar as configurações originais e vá regulando confomre sua necessidade.

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  21. Boa noite... comprei uma revo 3.3, porem nao consigo achar a regulagem correta... como fico tentando muito com o start achar a regulagem, queima direto a vela... o que posso fazer?

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    1. Amigo, volte as regulagens originais e vá regulando conforme sua necessidade.

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  22. Ouvi dizer que é possivel regula a engrenagem da re, pois a minha o servo puxa o link, porem, nao engata a re... me disseram que existe regulagem de aproximaçao da engrenagem, é possivel?

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  23. Blz galera!!!!!
    Troquei os dois rolamentos do motor do meu revo....só q agora não pega!!!!o q tenho q fazer?

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    1. Olá, você trocou corretamente? Não está entrando ar? Veja na seção motores sobre limpeza e veja como fazer a montagem corretamente.

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  24. Boa Noite...... tenho uma Traxxas Tmax 3.3 qual seria a regulagem original do carburador? É igual a da Revo? Obrigado

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  25. Olá. Pode utilizar a mesma configuração inicial sim. Depois você adequa ao seu gosto e necessidade. Abs

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  26. Amigo, comprei um Traxas Jato 3.3 Usado. Quero Afinar ele a meu gosto. Sabe qual a confirguração original do Jato 3.3? Esta original é boa para rodar ou da algum problema? Posso deixar nela e rodar assim?

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  27. Amigo qual a Configuração Original do Traxxas Jato 3.3 1/10? Posso Rodar nessa original de boa ou ela pode trazer algum prejuízo? Ou até beneficio? Obrigado! Meu Primeiro Auto, to no aprendizado. kkkkk

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  28. Olá, pode utilizar as mesmas configurações da Revo sim. Depois você vai alinhando ao seu gosto.

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  29. bom tenho uma revo com radio tqi abri o radio achei o local do quarto canal , soldei fios , mas não consigo fazer funcionar , o quarto canal gostaria de fazer partida remota se alguém souber agradeço

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  30. caro amigo comprei uma t-maxx usada e não pegava com combustivel sem nitro , ai fui mexendo e consegui que mantece a aceleração de boa, mas a agulha da marcha lenta tem que ficar quese metade aberta, com uma abertura entre 3 e 4 mm isso pode danificar o motor, falo da entrada de ar. a entrada de ar tem que ficar metade aberta.

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  31. Boa noite, meu revo 3.3 nao esta realizando a troca de marcha, ele fica na alta e corta o combustivel, o que eu faço?
    Obrigado!!

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    1. Amigo vc deve estar com a mistura gorda. Feche um pouco a agulha de alta e de umas voltas com o carro até ficar do seu gosto. Dependendo da situação, volte às configurações originis e começe a sua configuração. Abs.

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  32. Boa noite ,tenho uma traxxas t-maxx 3.3 ,quando ligo ela ,ela não se mantém ligada e quando acelero ela parece q imbucha e não tem força....se consegue me ajudar agradeço !

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    1. Olá amigo, pode estar relacionado a embreagem. Veja a matéria "Ligo a Revo e já sai andando". Aconselho também voltar as configurações originais do carburador e regular novamente. Abraço.

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  33. olá, estou com problema no meu revo 3.3, ele só funciona com o start acionado, quando tiro ele agora. vi alguns comentários acima semelhante. conseguiram resolver o problema trocando a vela?

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  34. Olá. Será que ainda está ativo esse blog? Comprei uma Revo 3.3 e ela está com o coletor do escapamento quebrado. Quais são as implicações de usar ela sem o escapamento? Além do barulho infernal que está fazendo, hehe. Pode causar algum dano no motor? Recém fiz os primeiros testes com ela e já encomendei a peça pra recolocar o escapamento mas ainda fica a curiosidade. Valeu!

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