Motores - Limpeza e Manutenção

Muitos hobistas não sabem, mas a limpeza e manutenção dos motores GLOW são de grande importância para e eficiência e durabilidade dos mesmos. As pessoas mais experientes desmontam, revisam e limpam seus motores a cada dia que andam. Os iniciantes geralmente tem medo de abrir seus motores. Nesta matéria tentamos ajudar a ensinar como proceder na hora de fazer manutenção nos motores.


Antes de começar, separe um lugar limpo e claro para fazer o serviço. Precisaremos de algumas ferramentas, sendo: Chave de velas, Chave de fenda, Allen 2,00 e 2,50 mm (dependendo do motor), Pinça, Alicate de bico, Tire-up, Chave-trava flywheel ou Alicate grande, Sacador de Flywheel ou sacador de rolamentos, Vazilha para limpeza, Pincel pequeno, Kaol ou Palha de aço, Panos limpos e Querosene ou outro Solvente fraco.
Retire o motor do carro, retire a pipa e curva e, antes de começar a desmontar, faça uma limpeza prévia de preferência com o auxílio de um compressor de ar.
É importante tentar remover qualquer sinal de sujeira antes de abrir o motor, para evitar a contaminação das partes internas. Para quem não tem compressor, um bom pincel e panos ajudam bastante e resolvem o problema.
Remova o filtro de ar e a vela. Aproveite e cheque os estado do filamento da vela.
Remova o sino da embreagem e desmonte o conjunto da Centax inteiro.
Para remover a porca da mola principal utilize a chave de Centax, caso não tenha esta chave pode ser usado um alicate.
Agora vamos retirar o Dissipador de calor ou "Cabeçote" do motor. Com uma Chave de Fenda ou Allen 2,5 (dependendo do motor), solte os 4 parafusos um pouco de cada vez e em cruz. Primeiro solte os 4, depois vá desrosqueando gradativamente, todos por igual.
Com o auxílio de uma chave de fenda pequena, retire a espoleta, com cuidado para não forçar muito e danificar o bloco. Retire também o calço do Squish Gap e o anel vedador se o motor possuir.
Retire o anel vedador do escapamento, com cuidado para não rasgá-lo. Aperte uma das extremidades e no "vão" que se formar, enfie uma chave de fenda e solte devagar.
Vamos retirar a tampa do cárter. Primeiro posicione o pistão no Ponto Morto Superior (PMS). Alguns motores possuem um chanfro na tampa do cárter aonde a saia do pistão alcança. Se você não tomar cuidado, pode quebrar a saia ao remover a tampa do cárter. Solte os 4 parafusos também em cruz e por igual, para evitar o empenamento da tampa.
Com o auxílio de um alicate de bico, retire a tampa do cárter, fazendo movimentos rotatórios. Não se esqueça de verificar se o pistão está todo para cima antes de puxar a tampa!
Para retirar a camisa, usamos um "tie wrap", aquelas cintas plásticas usadas para fixar fios elétricos. Com o pistão todo para baixo, enfie o Tire-up dentro da janela de escapamento. Agora gire o flywheel para qualquer um dos lados, de modo que a cabeça do pistão force o tire-up a expulsar a camisa para cima.
Às vezes, a camisa está tão presa que ao fazer isso o tire-up quebra. Nesses casos, tente aquecer o motor (funcionando) antes de desmontá-lo ou aqueça o bloco com o auxílio de um soprador térmico ou tente colocar 2 tire-ups para retirar a camisa. Parece um serviço fácil, mas se não tomar cuidado pode danificar a cabeça do pistão.
Para retirar o conjunto pistão/biela, basta puxar a biela em sua extremidade com o auxílio de uma pinça, desencaixando do virabrequim e depois tirando o conjunto por cima.
Para finalizar a desmontagem só resta retirar o virabrequim. Para tal, é necessário soltar o flywheel. Com uma chave específica de travar flywheel ou mesmo com a ajuda de um alicate, trave o flywheel, e solte a porca.
Agora com o auxílio de um saca-flywheel ou mesmo um saca-rolamentos, retire o flywheel. Em seguida retire o cônico e basta empurrar com a mão que o virabrequim sai. Muitas pessoas não tem a ferramenta específica para sacar o flywheel e usam de artifícios como bater com o martelo, forçar com 2 chaves de fenda, etc. Esses procedimentos são errados e podem vir a estragar o bloco do motor, os rolamentos ou mesmo empenar ou desbalancear o virabrequim. Se você não tem a ferramenta apropriada, peça emprestado ou providencie um saca-rolamento que sirva, para evitar dissabores futuros.
Para desmontar o motor por completo, faltou tirar o carburador e os rolamentos. O carburador eu recomendo não retirar, pois no bloco existe um pequeno "oring" que se mexermos pode se deformar. Já os rolamentos, só se retiram do bloco em caso de substituição. O motor está pronto para limpeza e checagem geral agora. Algumas peças não podem ser lavadas ou não precisam, limpe-as com um pano seco e aguarde para montar depois. O virabrequim pode ser lavado desde que não possua insert de silicone dentro. Se possuir, não o lave, apensa limpe-o com um pano pois o solvente pode atacar e soltar o silicone do vira!
Pegue uma vasilha e despeje um pouco de querosene dentro. Com o auxílio de um pincel pequeno, lave o dissipador, camisa e bloco do motor. Cuidado ao lavar o bloco do motor. O carburador possui anéis orings que em contato com solvente se deformam. Não despeje também o querosene direto sobre o rolamento externo, pois o mesmo também possui uma capa de plástico sensível aos solventes. Depois de tudo limpo, passe no ar comprimido ou deixe descansar numa bancada para secar.
Chegou a hora de limpar o pistão e a espoleta. A combustão do motor produz resíduos que se carbonizam e ficam depositados exatamente nessas peças. E estes resíduos são prejudiciais à vida útil e ao funcionamento do motor. Eles podem provocar desde a desregulagem de mistura até a quebra do motor em si. Para limpar é muito fácil: Algumas pessoas usam Kaol, outras usam palha de aço (bombril mesmo). Qualquer das maneiras funciona.
Limpe a superfície do pistão e da espoleta, até retirar toda carbonização ali existente. Cuidado! No pistão, principalmente se usar bombril, não passe na saia ou na borda em hipótese alguma! Somente na superfície onde ocorre a combustão!
A limpeza do motor está pronta. Agora, faça uma inspeção visual em todas as partes, à procura de sujeiras, resíduos, etc. Se notar algum resquício de impurezas refaça a limpeza antes de montar.
Tudo pronto, antes de montar vale a pena verificar a folga de algumas partes: Para saber se o kit (camisa e pistão) está bom, insira o pistão dentro da camisa, sem colocar muita força. Em hipótese alguma ele deve passar para o outro lado da camisa, ou mesmo superar a marca de seu ponto de trabalho. É interessante também, verificar ambos quanto a existência de riscos (na parte interna da camisa ou externa do pistão), pois os riscos são locais por onde a compressão pode escapar causando vários tipos de problema.
Para medir a folga da biela, o ideal seria você conhecer esta mesma folga com o motor ainda novo, sem uso. Colocando a biela no virabrequim, sempre existirá uma pequena folga entre ambos. Mas, use o bom senso, compare com outros motores ou mesmo com uma biela e vira novos. A biela é o grande vilão de quebra de motores. Se achar que a folga está grande, não pense, substitua!
Os rolamentos também criam folga com o tempo. A grosso modo, o que eles não podem nunca é ter folga radial, ou seja, lateral. Uma pequena folga axial é normal. Se você limpar o motor com freqüência, vai aprender a conhecer a folga dos rolamentos e saber quando está na hora de trocar! Além disso, com o auxílio de uma lupa, procure sinais de esferas deterioradas no rolamento interno.
Tudo limpo, verificado, checado, vamos montar o motor:
Primeiro aplique um pouco de óleo "After Run" dentro do bloco, sobre os rolamentos. Em seguida insira o virabrequim, o cônico, o flywheel, a porca e aperte o conjunto.
Agora, aplique mais um pouco de óleo no pino de encaixe da biela, e coloque o pistão dentro do bloco. Com o auxílio de uma pinça, encaixe a biela no virabrequim. CUIDADO! A biela/pistão tem lado de trabalho. Via de regra, o pequeno furo existente na biela na sua extremidade inferior, fica voltado para o lado do virabrequim. Se você montar ao contrário, a biela não receberá lubrificação e quebrará muito em breve!
Para colocar a camisa, aplique um pouco de óleo por dentro e por fora da mesma, e vá encaixando no bloco fazendo movimentos giratórios, de um modo que ela vá se encaixando também no pistão. Note que a camisa tem um pequenino chanfro de referência que deve ser encaixado num pequenino pino na parte superior do bloco.
Coloque a tampa do cárter. Não se esqueça que o rasgo existente nela deve ficar voltado para cima e, que o pistão deve estar todo para cima também! Ao apertar, coloque os parafusos por igual e vá encostando e apertando devagar e sempre em cruz. O aperto final não precisa ser com muita força. Ao perceber que a tampa encostou, basta nais um pequeno aperto em cada parafuso e pronto. A rosca desses parafusos é muito fina e pode espanar facilmente.



Coloque agora a espoleta, não esquecendo de colocar os calços de regulagem do Squish Gap e o anel vedador se o motor possuir! Ponha o dissipador e aperte-o também em cruz, por igual, e devagar.
Observe ainda a posição correta de instalação do dissipador. Em seu interior, existe um lado onde as "alhetas" possuem um chanfro quase vazado. Este chanfro deve ser montado de modo que o ar frontal do carro passe por ele. Se você montar errado, seu motor poderá sofrer aquecimento excessivo!
O motor está montado, coloque agora a vela, o anel de vedação do escape, monte a centax (e aproveite para checar suas folgas), o filtro de ar e pronto. Não esqueça também de limpar o filtro de ar!
Antes de funcionar, lembre-se que é bom afinar o motor novamente antes de "sentar o dedo".
Nem fácil nem complicado. Na primeira vez que fazemos esse serviço, com certeza levaremos o triplo do tempo do que quando estivermos fazendo pela 57ª vez!!! Mas vale a pena. Às vezes, na desmontagem encontramos algo de errado que pode nos poupar um motor inteiro!
Espero ter ajudado!
Criscareca
Fonte: www.aarcdoabc.com.br

13 comentários:

  1. BOM DIA !!

    ESTOU COM UM PROBLEMA, NO MEU REVO 3.3.
    EU ESTAVA ANDANDO NUM PARTE DE AREIA NORMALMENTE COM ELE, ELE COMECOU A FICAR ESTRANHO, COMECOU A PERDER A FORCA E O MOTOR COMECOU A SE ESFORCAR MUITO PRA FAZER ELE ANDAR E GASTAR MUITA GASOLINA.

    NUNCA DESMONTEI O MOTOR OU QUAL QUER OUTRA PARTE MAIS DETALHISTA. SOU NOVATO NESTE HOBBY.

    VOCE PODERIA ME DIZER OQUE PODE ESTA OCASIONANDO ISSO, SE FOI AREIA, E COMO EU POSSO ESTAR RESOLVENDO? POIS NAO APARECE NADA TER QUEBRADO.

    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  2. Olá Fábio, você deve ter aberto muito as agulhas do carburador. Já brinquei muito com o carro na areia. Verifique também a coroa, veja se não estragou os dentes. Ajuste as agulhas do carburador, veja mais em http://traxxas5309.blogspot.com.br/2012/04/carburador.html.

    ResponderExcluir
  3. A mistura deve estar gorda, muito combustível deixa o motor meio "xoxo". Volte para configuração original descrita no manual.

    ResponderExcluir
  4. Ola amigos, veja se conseguem me ajudar, fiz recente o motor do meu Revo camisa pistao e biela, ajustei a regulagem e deixei a mistura gorda para amaciar o motor. Pois bem gastei 2 tanques na lenta com ventilador ligado para resfriar o motor, a partir do terceiro tanque fui gradativamente andando para amaciar e regulando, o problema ocorreu justamente no quinto tanque, ele perdeu a regulagem e a lenta não regulava mais eu tive que deixar o motor mais acelerado para mantê-lo ligado, e quando eu freio ele apaga.
    Troquei o carburador pois tinha um reserva, e o problema continuou, alguém tem alguma ideia do que pode ter ocorrido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. É regulagem mesmo, mas antes verifique se o carburador não está rachado e os anéis de borracha devidamente colocados. Achei um vídeo também que pode ser útil para você com outras opções.
      https://www.youtube.com/watch?v=TA_Ey2VC5SA
      Abs.

      Excluir
  5. Amigo eu tenho traxxas jato 3.3 lê estah com um problema ele soh fica ligado si o ez starter estiver ligado em cima dele ele não pega lenta jah fis de tudo e não consegui arrumar ele vc pode mim da um sugestão ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, veja se a vela está com problema. Troque de vela. Veja as configurações do carburador. Boa sorte!

      Excluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Ola !!!

    Meu revo 3.3 não liga de jeito nenhum ,e verifiquei o tanque de combustível ele não esta puxando .
    o que pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, dê uma revisada nas mangueiras, veja se não estão com rachaduras ou furos. Veja também o carburador se não está rachado. Se estiver tudo ok, restaure as configurações do carburador. https://traxxas5309.blogspot.com.br/2012/04/carburador.html
      Abs.

      Excluir
  8. Ola !!!


    Amigo


    Meu revo 3.3 não liga de jeito nenhum andei percebendo que ele não puxa o combustível ,o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, dê uma revisada nas mangueiras, veja se não estão com rachaduras ou furos. Veja também o carburador se não está rachado. Se estiver tudo ok, restaure as configurações do carburador. https://traxxas5309.blogspot.com.br/2012/04/carburador.html
      Abs.

      Excluir
  9. como trocar oleo dos diferenciais?
    A transmisao tbm usa oleo?

    ResponderExcluir