ABC - Abreviatura de Alumínio(A), Brass (latão, em inglês) e Cromo. Refere-se ao tipo de construção do motor, com pistão de alumínio que escorrega dentro de uma camisa de latão revestida com cromo. O TRX 3.3 é um ABC.
Afogado - Condição em que o motor funciona com mistura demasiadamente rica.
Agulha de alta rotação - Válvula com a forma de agulha que regula a mistura de ar e combustível feita pelo carburador em regimes de alta rotação.
Agulha de marcha lenta e baixa rotação - Válvula com a forma de agulha que regula a mistura de ar e combustível feita pelo carburador em regimes de baixa rotação. É regulada por meio de um parafuso localizado no corpo do carburador.
Aletas de refrigeração - As aletas são moldadas no cabeçote e no cilindro (a parte superior do bloco do motor) para permitir a dissipação do calor (é removido pelo ar que passa entre elas). É importante manter as aletas sempre limpas e livres de poeira para um bom arrefecimento.
Amaciamento - Fazer funcionar um motor novo de acordo com certos procedimentos com o objetivo de permitir que ele opere commáximo de rendimento quando em regime normal de uso. Os procedimentos de amaciamento diferem para cada tipo de motor. Siga rigorosamente as instruções da Traxxas para amaciar corretamente seu TRX 3.3.
Biela - Peça que transfere o movimento do pistão para o virabrequim. O TRX 3.3 usa uma biela desenhada especificamente para permitir um desempenho de competição: trata-se de uma biela conhecida como "faca afiada" (ou "knife-edged", em inglês), com borda aerodinâmica e afilada para que a peça "deslize" livremente através da mistura pressurizada de ar/combustível.
Bloco - O "corpo" do motor que contém todos os componentes mecânicos necessários para seu funcionamento.
Cabeçote - Peça de alumínio fixada no topo do cilindro e responsável para a dissipação da maior parte do calor gerado pelo motor. A câmera de combustão está logo abaixo do cabeçote.
Câmara de combustão - O espaço cilíndrico usinado dentro do cilindro e onde a vela faz o combustível entrar em combustão. As dimensões da câmara de combustão são projetadas para permitir a queima mais eficiente possível da mistura ar/combustível.
Camisa - Peça cilíndrica dentro da qual escorrega o pistão e que contém aberturas para a entrada da mistura ar/combustível na câmara de combustão e para a saída dos gases. A camisa do TRX 3.3 é de latão (Brass, em inglês) e revestida internamente com cromo duro. O TRX 3.3 é um motor ABC (ver ABC).
Carburador - Dispositivo onde se faz a mistura do ar e do combustível e que pulveriza essa mistura para dentro do motor de modo que ele possa fucioanr. Há dois tipos de carburadores para motores de modelismo, o de válvula deslizante (ou "gaveta") e o de válvula cilíndrica giratória (ou "barril"). O TRX 3.3 usa carburador de válvula deslizante, superior ao de válvula cilíndirca giratória.
Cilindrada - O volume da câmara de combustão.
Combustível (10%, 20%) - O TRX 3.3 funciona com combustível especial para motores de modelismo. A Traxxas recomenda o uso do combustível de sua marca, o Top Fuel, vendido em lojas de modelismo. As porcentagens 10% e 20% mostradas no rótulo indicam a proposrção de nitrometano no combustível.
Cotovelo - Tubo de alumínio que conecta a pipa de ressonância na saída de escape dos gases da combustão no motor. O comprimento e o diâmetro do cotovelo devem ser cuidadosamente escolhidos para permitir o máximo desempenho do motor.
Dinamômetro - Equipamento para a medição precisa da potência e do torque do motor em todos os regimes de rotação.
Empobrecer a mistura - Ajustar a agulha alta rotação e/ou a de marcha lenta girando-as no sentido dos ponteiros do relógio para diminuir a quantidade de combustível que entra no motor. O mesmo que fechar a(s) agulha(s).
Empurrar o combustível - Deslocar o combustível do tanque para o carburador. Isso por vezes é necessário após longo período sem funcionar e todo combustível dentro do motor evaporou-se ou voltou para o tanque. Isso é feito tapando-se com o dedo a saída do escape por 2 ou 3 segundos enquanto o sistema de partida é acionado.
EZ-Start - Sistema elétrico de partida a bordo dos modelos Traxxas. O sistema é composto por uma unidade de controle (nas mãos do piloto ou seu mecânico) e um motor elétrico de arranque com caixa de redução acoplada ao motor a explosão do modelo. A unidade de controle fornece energia para o motor de arranque e para a vela.
Fechar a(s) agulha(s) - Ver empobrecer a mistura.
Filtro de ar - o filtro de ar fica sobre carburador e evita a entrada de poeira, pedriscos ou sujeira que podem danificar seriamente o motor. A entrada de poeira é a causa número um do desgaste prematura do motor, de modo que ele nunca deve funcionar sem o filtro de ar.
Filtro de espuma - Espuma embebida em óleo colocada dentro do filtro de ar. o filtro de espuma do TRX 3.3 deve ser completamente lavado e embebido em óleo limpo a cada uma hora de funcionamento do motor.
Folga - Geralmente refere-se ao ajuste entre duas peças que se encaixam ou trabalham juntas. No caso do pistão e da camisa de um motor ABC, não há folga no topo de modo que o pistão é apertado pela camisa para assegurar boa compressão. Se houver folga, a compressão cai e o jogo de camisa/pistão deve ser trocado.
Glow plug(ou vela incandescente) - A vela é localizada no cabeçote, acima da câmara de combustão. Ela é adotada de um filamento de liga de platina que se incandesce ao receber uma corrente elétrica aplicada. Para dar a partida no motor, a vela deve ser ligada para que seu filamento incandesça e a platina da liga seja liberada para auxiliar o início da combustão.
Marcha lenta - O regime de rotação do motor quando o gatilho do acelerador está em posição neutra.
Mistura combustível - A msitura de ar e combustível feita no carburador pelo ajuste das agulhas de carburação.
Mistura pobre - Condição de funcionamento em que o motor recebe baixa proporção de combustível em relação ao ar na mistura feita no carburador. Geralmente a mistura pobre pode ser notada pela diminuição da fumaça azulada na saída do escape, com aumento da velocidade do motor e consequentemente superaquecimento seguido de queda no regime de rotação. Esta condição é extremamente danosa ao motor e deve ser corrigida imediatamente para não destruí-lo.
Mistura rica - Condição de funcionamento em que o motor recebe alta proporção de combustível em relação ao ar na mistura feita no carburador. É melhor funcionoar o motor com mistura levemente rica para assegurar longa vida útil. A mistura demasiadamente rica pode "afogar" o motor, com perda de rendimento e exagerado consumo de combustível (muita fumaça na saída do escape e muito combustível sem queimar jogado fora).
Nitro - Abreviatura de nitrometano (em certos textos em inglês também refere à classe de automodelos com motores a explosão). Nitrometano: Componente do combustível que aumenta até um certo limite o rendimento do processo de combustão. A proporção de nitrometano é geralmente medida como uma porcentagem do volume total de combustível. Os motores Traxxas têm rendimento otimizado com 10% a 20% de nitrometano. A proporção de 30% pode ser usada em competição.
O-ring - Anel de borracha usado como vedação.
Pipa - Abreviatura de pipa sintonizada (Cãmara de expansão dos gases da combustão, feita de metal ou material composto, com um ou mais lementos internos para abafar o ruído e cujo formato permite melhorar o rendimento do motor).
Pistão - Peça interna do motor, conectada à biela, que faz movimento de vaivém dentro da camisa e que comprime a mistura combustível na câmara de compressão e, depois, é empurrada expansão dos gases da combustão. O ajuste preciso entre o pistão e a camisa assegura a compressão necessária para a combustão.
Porta(ou janela) - Aberturas na camisa que permitem a passagem da mistura ar/combustível para dentro da câmara de combustão e, depois, a saída dos gases da queima. A forma e a localização das portas são essenciais para a definição da petência que pode ser forncecida pelo motor.
Virabrequim - O eixo-manivela que transforma o movimento de vaivém da biela em movimento de rotação.
Espero que gostem. Pode ser muito útil. Vale a leitura.
Abraços.
ola amigo parabens pelo blog...
ResponderExcluirme tira uma duvida. posso trocar o motor do meu carro 1:10 gms 2000 por esse revo?
obrigado
Se não me engano ele é um pouco maior a base. Você tem as especificações do moor?
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