Esta seção irá o levar um passo adiante na avançada tecnologia da Revo. Siga estas instruções para aproveitar todas as possibilidades de sua Revo.
Caster
O caster dianteiro de sua Revo pode ser ajustado de modo a alterar a respostas da direção da Revo, ou seja, alterando o “understeer” (sair de frente) ou o “oversteer” (sair de traseira). Geralmente, o aumento do ângulo do caster aumentará a tendência do veículo sair de traseira (fazer curvas com menos tração nos pneus traseiros e mais tração nos pneus dianteiros).
Diminuindo o ângulo de caster fará com que o veiculo tenha uma tendência oposta (sair de frente nas curvas). A suspensão dianteira é regulada na fábrica com um ângulo de 10 graus de caster. 0 ângulo de caster traseiro não é ajustável. O ângulo de caster da suspensão dianteira pode ser ajustado entre 5 a 15 graus. Ajuste o caster posicionando os calços nos braços de controle superiores da suspensão dianteira como mostrado na tabela abaixo:
Diminuindo o ângulo de caster fará com que o veiculo tenha uma tendência oposta (sair de frente nas curvas). A suspensão dianteira é regulada na fábrica com um ângulo de 10 graus de caster. 0 ângulo de caster traseiro não é ajustável. O ângulo de caster da suspensão dianteira pode ser ajustado entre 5 a 15 graus. Ajuste o caster posicionando os calços nos braços de controle superiores da suspensão dianteira como mostrado na tabela abaixo:
Caster | Na frente do pino | Atrás do pino |
5,0º | 0 | 4 |
7,5º | 1 | 3 |
10,0º | 2 | 2 |
12,5º | 3 | 1 |
15,0º | 4 | 0 |
Ângulo de Caster e "Bump Steer"
Bump Steer" é uma mudança indesejada no ângulo de esterçamento (direção) das rodas dianteiras quando a suspensão trabalha para cima e para baixo ao passar sobre lombadas, por exemplo. Pode resultar em instabilidade e comportamento imprevisível. O "Bump Steer" é alterado pela posição do encaixe da extremidade externa da linkagem de convergência (toe link) no suporte do eixo. De fábrica, as linkagens de convergência são posicionadas de tal modo que "bump steer” são virtualmente eliminados (cerca de 3/100 de grau em todo o curso). Quando o ângulo de caster é mudado, a extremidade externa da linkagem da convergência deve ser reposicionada no suporte do eixo para manter a geometria de zero "Bump Steer". O ajuste é conseguido usando os calços e bolas ocas fornecidos com o carro. Veja o quadro "Eliminação de Bump Steer" na próxima página e verifique seu ajuste do ângulo de caster para achar a posição correta para as linkagens externas da convergência (toe). Posicionando corretamente estas linkagens será mantida a geometria original de fábrica com a eliminação das indesejáveis mudanças do ângulo de esterçamento causado pelo "Bump Steer."
Existem dois furos nos bulkheads para montar cada braço superior da suspensão. O centro de rolagem do carro pode ser levantado pela montagem do braço de controle superior no mais baixo dos dois furos. Isto efetivamente aumentará a resistência à inclinacão do modelo (como se fossem instaladas de barras de estabilizadoras). Aumentando a resistência à inclinação em uma extremidade do carro tenderá a aumentar a tração no lado oposto. Por exemplo: aumentando a resistência à inclinação na traseira pela instalação dos braços superiores nos orifícios de baixo trará mais tração para as rodas da frente e potencialmente uma situação de “oversteer” (tendência de sair de traseira nas curvas). Instalando os braços superiores nos orifícios de baixo na frente e na traseira aumentará como um todo a resistência à inclinação sem afetar a dirigibilidade. Os braços são instalados de fábrica na posição superior para fazer o carro ficar mais fácil de pilotar. Os orifícios inferiores devem ser reservados para setup de pista. Nota: Quando os braços superiores da suspensão são passados para os orifícios inferiores, as extremidades externas das linkagens frontais e traseiras de controle da convergência devem ser reposicionadas para eliminar o "Bump Steer". Veja o quadro "Eliminação do Bump Steer" mais à frente e verifique sua suspensão (ângulo de caster e posição do centro de rolagem) para achar a posição correta para a linkagem frontal e traseira para controle da convergência (toe). Os ajustes são feitos usando os calços e balls fornecidas com o carro.
Centro de Rolagem (Roll Center)
Existem dois furos nos bulkheads para montar cada braço superior da suspensão. O centro de rolagem do carro pode ser levantado pela montagem do braço de controle superior no mais baixo dos dois furos. Isto efetivamente aumentará a resistência à inclinacão do modelo (como se fossem instaladas de barras de estabilizadoras). Aumentando a resistência à inclinação em uma extremidade do carro tenderá a aumentar a tração no lado oposto. Por exemplo: aumentando a resistência à inclinação na traseira pela instalação dos braços superiores nos orifícios de baixo trará mais tração para as rodas da frente e potencialmente uma situação de “oversteer” (tendência de sair de traseira nas curvas). Instalando os braços superiores nos orifícios de baixo na frente e na traseira aumentará como um todo a resistência à inclinação sem afetar a dirigibilidade. Os braços são instalados de fábrica na posição superior para fazer o carro ficar mais fácil de pilotar. Os orifícios inferiores devem ser reservados para setup de pista. Nota: Quando os braços superiores da suspensão são passados para os orifícios inferiores, as extremidades externas das linkagens frontais e traseiras de controle da convergência devem ser reposicionadas para eliminar o "Bump Steer". Veja o quadro "Eliminação do Bump Steer" mais à frente e verifique sua suspensão (ângulo de caster e posição do centro de rolagem) para achar a posição correta para a linkagem frontal e traseira para controle da convergência (toe). Os ajustes são feitos usando os calços e balls fornecidas com o carro.
0 comentários:
Postar um comentário