Um dos mais interessantes aspectos da suspensão do Revo é o arranjo dos amortecedores que usam balancins para transformar o curso vertical das rodas em movimentos lineares dos amortecedores. Os balancins podem ser alterados para aumentar ou diminuir o curso máximo das rodas e também para modificar a progressividade da suspensão.
A progressividade determina o quanto a força que atua na roda produzida pela compressão da mola irá variar com o curso da suspensão (ou deslocamento vertical da roda). Em um arranjo progressivo da suspensão, a força da roda irá aumentará uma taxa cada vez mais rápida enquanto a suspensão é comprimida. É como se a mola do amortecedor ficasse progressivamente mais dura a medida que você comprime a suspensão. Em um arranjo linear da suspensão, a força na roda irá aumentar linearmente quando a suspensão é comprimida. A mola não parecerá estar mais dura, mesmo quando a suspensão estiver totalmente comprimida.
São disponíveis um total de quatro diferentes conjuntos de balancins para o Revo. Todos os balancins, exceto os balancins de curso longo permitem que a roda tenha um deslocamento total de 90mm na vertical. Na posição do carro sobre o solo pronto para correr, a roda será capaz de deslocar 60mm para cima e 30mm para baixo. O balancim de curso longo aumenta o curso para um total de 120mm. A progressividade pode ser aumentada ou diminuída com a instalação de diferentes conjuntos de balancins. Os balancins são rotulados de Progressive 1 a Progressive 3. Os balancins Progressive 1 irá oferecer uma baixa progressividade que mantém um amortecimento consistente em todo o curso da suspensão. Estes são os melhores para terrenos extremamente acidentados que requerem máxima articulação da suspensão. Balancins Progressive 3 usam uma progressividade que melhora as curvas em alta velocidade sobre superfícies lisas dando uma sensação de maior firmeza. A oscilação lateral da carroçaria, o "afundamento" da frente durante a freada e abaixamento da traseira durante a aceleração também serão reduzidos. Sempre troque todos os quatro balancins como um conjunto completo. Não misture diferentes progressividades e cursos.
O uso de amortecedores com baixa progressividade pode requerer o uso de molas mais duras para manter a tensão da mola e altura da suspensão apropriadas. O tensionador das molas em cada amortecedor é projetado para pequenos ajustes. Se o tensionador precisar ser girado até embaixo (comprimindo a mola) para manter a altura apropriada, então a próxima mola de maior dureza deverá ser usada.
O gráfico abaixo demonstra o efeito dos vários balancins na força aplicada às rodas quando a suspensão é comprimida. Na taxa progressiva, a força da roda é leve no início e aumenta à medida que a suspensão é comprimida.
Quadro Eliminação do “Bump Steer"
O quadro seguinte mostra a posição da extremidade externa da linkagem da convergência (toe link) para vários ajustes de caster e do centro de rolagem para eliminar o "Bumper Steer". Os calços e balls são fornecidos com o modelo.
Traseira, veja que possui o caster fixo:
Atenção: Ao usar balancins de curso longo, use um óleo de silicone mais viscoso nos amortecedores (ou pistões com furos menores) para assegurar a relação apropriada entre as molas e as forças de amortecimento.
0 comentários:
Postar um comentário