Ajustando a relação entre engrenagens
A relação entre engrenagens da Revo pode ser ajustada para diferentes condições que podem requerer tanto um aumento da aceleração (torque) ou aumento da velocidade máxima. O ajuste da relação entre engrenagens é conseguido pela mudança do pinhão do motor e/ou da coroa. A Revo vem de fábrica com um pinhão de 14 dentes e uma coroa de 38 dentes. Esta combinação oferecerá um bom equilíbrio de aceleração (torque) e velocidade máxima. Coroas opcionais e engrenagens do tambor da embreagem são listadas em nossa lista de pecas. Verifique o quadro na página para as possíveis combinações de engrenagens.
Ajustando as Relações das Duas Marchas
A Revo permite ajustes das duas marchas pela instalação opcional de conjuntos de engrenagens com relações curtas e longas. Isto requer remoção da transmissão e desmontagem (veja www.traxxas.com para instruções detalhadas). Os conjuntos com relação curta irão reduzir ligeiramente a velocidade máxima mas fornecerão mais torque (melhor aceleração) pela redução da perda de RPM do motor quando for feita a mudança da primeira para a segunda marcha. O conjunto de engrenagens com relação longa é projetado para grandes espaços abertos e irá aumentar a velocidade máxima mas reduzirá a aceleração (torque) devido à maior perda de RPM durante a troca de marcha.
A tabela abaixo mostra as possíveis combinações entre pinhão, coroa e conjuntos de engrenagens da segunda marcha:
Com pinhão de 14 dentes
|
N. dentes da coroa
| |||
Engrenagens 2ª
|
Coroa
|
36
|
38
|
40
|
17D/39D
(standard)
|
1 ª
|
24.21
|
25.55
|
26.90
|
2 ª
|
16.79
|
17.72
|
18.99
| |
16D/40D
(curta)
|
1 ª
|
24.21
|
25.55
|
26.90
|
2 ª
|
18.30
|
19.31
|
20.33
| |
18D/38D
(longa)
|
1 ª
|
24.21
|
25.55*
|
26.90
|
2 ª
|
15.45
|
16.31*
|
17.17
| |
Com pinhão de 15 dentes
|
N. dentes da coroa
| |||
Engrenagens 2ª
|
Coroa
|
36
|
38
|
40
|
17D/39D
(standard)
|
1 ª
|
22.59
|
23.85
|
25.10
|
2 ª
|
15.67
|
16.54
|
17.41
| |
16D/40D
(curta)
|
1 ª
|
22.59
|
23.85
|
25.10
|
2 ª
|
17.08
|
18.03
|
18.97
| |
18D/38D
(longa)
|
1 ª
|
22.59
|
23.85
|
25.10
|
2 ª
|
14.42
|
15.22
|
16.02
| |
Com pinhão de 16 dentes
|
N. dentes da coroa
| |||
Engrenagens 2ª
|
Coroa
|
36
|
38
|
40
|
17D/39D
(standard)
|
1 ª
|
21.28
|
22.36
|
23.54
|
2 ª
|
14.69
|
15.51
|
16.32
| |
16D/40D
(curta)
|
1 ª
|
21.28
|
22.36
|
23.54
|
2 ª
|
16.01
|
16.90
|
17.79
| |
18D/38D
(longa)
|
1 ª
|
21.28
|
22.36
|
23.54
|
2 ª
|
13.52
|
14.27
|
15.02
| |
Com pinhão de 17 dentes
|
N. dentes da coroa
| |||
Engrenagens 2ª
|
Coroa
|
36
|
38
|
40
|
17D/39D
(standard)
|
1 ª
|
19.94
|
21.04
|
22.15
|
2 ª
|
13.83
|
14.60
|
15.36
| |
16D/40D
(curta)
|
1 ª
|
19.94
|
21.04
|
22.15
|
2 ª
|
15.07
|
15.90
|
16.74
| |
18D/38D
(longa)
|
1 ª
|
19.94
|
21.04
|
22.15
|
2 ª
|
12.72
|
13.43
|
14.14
|
Ajuste dos Diferenciais
Os diferenciais dianteiros e traseiros da Revo permitem que as rodas da esquerda e da direita girem em velocidades diferentes nas curvas de modo que os pneus não derrapem. Isto diminui o raio da curva e aumenta o desempenho da direção.
Os diferenciais podem ser ajustados para diversas condições de condução e desempenho. Os diferenciais são cheios com óleo de silicone para diferenciais e são selados para uso prolongado. Trocando o óleo do diferencial para um com mais oumenos viscosidade as características e desempenho dos diferencias também mudam.
Usando um óleo mais viscoso será reduzida a transferência
de potência do motor para as rodas com o mínimo de tração. Você pode perceber isso ao fazer curvas fechadas em superfícies lisas. As rodas internas (com menor carga) tem menos tração e tentem a girar muito mais rápido. Mais viscosidade (mais grosso) de óleo faz com que o diferencial funcione como um limitador de giro das rodas internas, distribuindo melhor a potência para as rodas da esquerda e da direita. A Revo geralmente tem melhor desempenho com óleo de viscosidade mais elevada para vencer obstáculo ou em corridas em pistas mais lisas (superfícies de tração baixa).
Nota: o óleo mais viscoso permitirá que a potência seja
transferida, mesmo com um ou mais pneus fora do chão, isto pode tornar o veículo mais propensos a tombar.
De fábrica, ambos os diferenciais são preenchidos com silicone com viscosidade SAE 30000 W. Para trocar o silicone do diferencial do carro, eles precisam ser retirados, desmontados e re-instalados novamente.
Instalando os Balacins de Curso Longo
Use a vista explodida incluída na documentação do modelo para facilitar o processo de instalação. Todos os balacins são rotulados de acordo com a posição de uso:
- RF(right front):DianteiroDireito
- LF (left front): Dianteiro Esquerdo
- RR (right rear): Traseiro Direto
- RL (left rear): Traseiro Esquerdo.
Trocando os balancins
Atenção: o escapamento (pipa) deve ser removido para fornecer acesso aos balancins traseiros.
- Remova os amortecedores: Solte os parafusos que prendem os amortecedores nos montantes do chassi e nos balancins.
- Instale as molas de curso longo: Substitua as 4 molas de curso de 90mm pelas 4 molas de curso 120mm. As molas dianteieras são marcadas com um ponto prata e as traseiras com um ponto azul.
- Instale os balancins de curso longo: Substitua os balancins de 90mm retirando os 4 parafusos (4x6) de seu eixo. Remova os rolamentos 5x11 dos balancins. Instale estes mesmos rolamentos nos balancins de curso longo. Prenda estes balacins no eixo com os mesmo parafusos 4x6.
- Remova os espaçadores azuis antes de instalar os pushrods: Os espaçadores azuis devem ser tirados dos 4 pushrods. Instale os pushrods no furo do meio (marcado com LT) nos braços de suspensão.
- Reinstale os amortecedores: recoloque os quatro amortecedores emsuas respectivas posições.
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