Regulagem da Transmissão e do Diferencial

Ajustando a relação entre engrenagens


A relação entre engrenagens da Revo pode ser ajustada para diferentes condições que podem requerer tanto um aumento da aceleração (torque) ou aumento da velocidade máxima. O ajuste da relação entre engrenagens é conseguido pela mudança do pinhão do motor e/ou da coroa. A Revo vem de fábrica com um pinhão de 14 dentes e uma coroa de 38 dentes. Esta combinação oferecerá um bom equilíbrio de aceleração (torque) e velocidade máxima. Coroas opcionais e engrenagens do tambor da embreagem são listadas em nossa lista de pecas. Verifique o quadro na página para as possíveis combinações de engrenagens.

Ajustando as Relações das Duas Marchas


A Revo permite ajustes das duas marchas pela instalação opcional de conjuntos de engrenagens com relações curtas e longas. Isto requer remoção da transmissão e desmontagem (veja www.traxxas.com para instruções detalhadas). Os conjuntos com relação curta irão reduzir ligeiramente a velocidade máxima mas fornecerão mais torque (melhor aceleração) pela redução da perda de RPM do motor quando for feita a mudança da primeira para a segunda marcha. O conjunto de engrenagens com relação longa é projetado para grandes espaços abertos e irá aumentar a velocidade máxima mas reduzirá a aceleração (torque) devido à maior perda de RPM durante a troca de marcha.

A tabela abaixo mostra as possíveis combinações entre pinhão, coroa e conjuntos de engrenagens da segunda marcha:
Com pinhão de 14 dentes
N. dentes da coroa
Engrenagens 2ª
Coroa
36
38
40
17D/39D
(standard)
1 ª
24.21
25.55
26.90
2 ª
16.79
17.72
18.99
16D/40D
(curta)
1 ª
24.21
25.55
26.90
2 ª
18.30
19.31
20.33
18D/38D
(longa)
1 ª
24.21
25.55*
26.90
2 ª
15.45
16.31*
17.17
Com pinhão de 15 dentes
N. dentes da coroa
Engrenagens 2ª
Coroa
36
38
40
17D/39D
(standard)
1 ª
22.59
23.85
25.10
2 ª
15.67
16.54
17.41
16D/40D
(curta)
1 ª
22.59
23.85
25.10
2 ª
17.08
18.03
18.97
18D/38D
(longa)
1 ª
22.59
23.85
25.10
2 ª
14.42
15.22
16.02
Com pinhão de 16 dentes
N. dentes da coroa
Engrenagens 2ª
Coroa
36
38
40
17D/39D
(standard)
1 ª
21.28
22.36
23.54
2 ª
14.69
15.51
16.32
16D/40D
(curta)
1 ª
21.28
22.36
23.54
2 ª
16.01
16.90
17.79
18D/38D
(longa)
1 ª
21.28
22.36
23.54
2 ª
13.52
14.27
15.02
Com pinhão de 17 dentes
N. dentes da coroa
Engrenagens 2ª
Coroa
36
38
40
17D/39D
(standard)
1 ª
19.94
21.04
22.15
2 ª
13.83
14.60
15.36
16D/40D
(curta)
1 ª
19.94
21.04
22.15
2 ª
15.07
15.90
16.74
18D/38D
(longa)
1 ª
19.94
21.04
22.15
2 ª
12.72
13.43
14.14
*Configuração de Fábrica

Ajuste dos Diferenciais

Os diferenciais dianteiros e traseiros da Revo permitem que as rodas da esquerda e da direita girem em velocidades diferentes nas curvas de modo que os pneus não derrapem. Isto diminui o raio da curva e aumenta o desempenho da direção.
Os diferenciais podem ser ajustados para diversas condições de condução e desempenho. Os diferenciais são cheios com óleo de silicone para diferenciais e são selados para uso prolongado. Trocando o óleo do diferencial para um com mais oumenos viscosidade as características e desempenho dos diferencias também mudam.
Usando um óleo mais viscoso será reduzida a transferência
de potência do motor para as rodas com o mínimo de tração. Você pode perceber isso ao fazer curvas fechadas em superfícies lisas. As rodas internas (com menor carga) tem menos tração e tentem a girar muito mais rápido. Mais viscosidade (mais grosso) de óleo faz com que o diferencial funcione como um limitador de giro das rodas internas, distribuindo melhor a potência para as rodas da esquerda e da direita. A Revo geralmente tem melhor desempenho com óleo de viscosidade mais elevada para vencer obstáculo ou em corridas em pistas mais lisas (superfícies de tração baixa).
Nota: o óleo mais viscoso permitirá que a potência seja
transferida, mesmo com um ou mais pneus fora do chão, isto pode tornar o veículo mais propensos a tombar.
De fábrica, ambos os diferenciais são preenchidos com silicone com viscosidade SAE 30000 W. Para trocar o silicone do diferencial do carro, eles precisam ser retirados, desmontados e re-instalados novamente.

Instalando os Balacins de Curso Longo

Use a vista explodida incluída na documentação do modelo para facilitar o processo de instalação. Todos os balacins são rotulados de acordo com a posição de uso:
  • RF(right front):DianteiroDireito
  • LF (left front): Dianteiro Esquerdo
  • RR (right rear): Traseiro Direto
  • RL (left rear): Traseiro Esquerdo.

Trocando os balancins

Atenção: o escapamento (pipa) deve ser removido para fornecer acesso aos balancins traseiros.

  1. Remova os amortecedores: Solte os parafusos que prendem os amortecedores nos montantes do chassi e nos balancins.
  2. Instale as molas de curso longo: Substitua as 4 molas de curso de 90mm pelas 4 molas de curso 120mm. As molas dianteieras são marcadas com um ponto prata e as traseiras com um ponto azul.
  3. Instale os balancins de curso longo: Substitua os balancins de 90mm retirando os 4 parafusos (4x6) de seu eixo. Remova os rolamentos 5x11 dos balancins. Instale estes mesmos rolamentos nos balancins de curso longo. Prenda estes balacins no eixo com os mesmo parafusos 4x6.
  4. Remova os espaçadores azuis antes de instalar os pushrods: Os espaçadores azuis devem ser tirados dos 4 pushrods. Instale os pushrods no furo do meio (marcado com LT) nos braços de suspensão.
  5. Reinstale os amortecedores: recoloque os quatro amortecedores emsuas respectivas posições.

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