UMA HISTORINHA....
Logo que adquiri o carro, ele estava com problema de comando aleatório dando pulsos rápidos de direção desviando-o da rota.
Perguntei ao pessoal da pista e sugeriram verificar bateria, servo, receptor, rádio e fiação dos servos.
Pois bem, o servo de aceleração/freio tinha o “flat cable” (cabinho chato, de três fios que sai do servo) com a isolação trincada, dava para ver o metal dos fios. Então fiz a emenda e vi um problema que acredito ser comum a todos:
Como ajeitar aqueles fios dos servos, de forma organizada, para que não fiquem soltos e vibrando, a ponto de trincar a isolação, como aconteceu comigo?
Observei outros modelos na pista e cada um tem uma solução diferente. Muitos juntam os fios e usam “tire-wrap” (aquela abraçadeira plástica com trava, também usada para prender o silicone da pipa-manifold) ou fita isolante, que quando precisa desmontar vira uma meleca só.
Então acabei fazendo de um jeito que considero limpo e organizado, estou colocando aqui para compartilhar com vocês.
Como eu, outros estão iniciando no hobby, portanto vou tentar explicar passo a passo, o que pode se tornar cansativo e chato para os mais experientes.
VOCÊ VAI PRECISAR:
Materiais:
1) Espaguete termo-retrátil de 15mm de largura (medido achatado) tem transparente e de outras cores e é barato$. (é um isolante elétrico na forma de uma mangueira plástica que, quando aquecido se contrai - é encontrado em lojas de componentes eletro-eletrônicos, por exemplo, lojas da Sta. Ifigênia em SP).
2) Álcool
3) Fita adesiva dupla-face (as usadas em automóveis para fixar componentes, módulos de alarme, brake light, etc. é mais grossa que fita crepe e algumas parecem uma espuma bem fina, é encontrada em lojas de acessórios, materiais de construção, etc.).
Ferramentas:
1) Tesoura ou estilete
2) Secador de cabelos
3) Caneta marcadora de CD ou caneta de retroprojetor ou caneta para fazer placa de circuito impresso.
MONTAGEM
A) Limpe o "flat cable" do servo com um pano com álcool
B) Instale o servo e o receptor no automodelo e os conecte. Meça no cabo o comprimento que você realmente precisa para conectá-los. Você vai perceber que sobra bastante cabo, marque com a caneta o limite desta sobra.
C) Retire o servo do automodelo e enrole o cabo em forma de espiral de modo a formar um rolinho compacto e retangular até a marca da caneta.
D) Recorte um pedaço de espaguete termo-retrátil um pouco maior que o rolinho.
E) Insira o rolinho dentro do espaguete e deixe-o bem centralizado
F) Aqueça o espaguete com o secador de cabelos na potência máxima. Pode-se utilizar um isqueiro ou um pequeno maçarico, mas deve-se tomar muito cuidado para não exagerar e queimar o espaguete e o cabo junto, aí o estrago é grande. Com secador o processo é mais lento, mas mais seguro.
G) O espaguete vai se contrair e segurar o rolinho, formando um “pacotinho” onde a sobra de cabo está guardada.
H) Limpe a superfície do pacotinho e do servo com um pano com álcool e cole-os com a fita dupla face.
I) Recorte a sobra da fita dupla face com um estilete, para que a cola da fita não acumule sujeira.
Verifique no seu carro qual a melhor posição, se no próprio servo ou na estrutura do carro. No caso do Serpent 710, devido ao espaço disponível, eu colei na lateral no próprio servo do acelerador...
...o mesmo para o servo de direção que, como é instalado deitado, o pacotinho ficou para cima.
O método do "pacotinho" tem a vantagem de manter o cabo guardado, isolado e protegido pelo espaguete e quando colado no próprio servo vira uma coisa só (desmontando o servo, vem o cabo junto).
Esta montagem eu fiz com um intuito mais "didático" e utilizei um espaguete transparente para mostrar o cabo lá dentro, mas com o tempo ele suja e fica encardido. Por isso, aconselho o uso do espaguete preto ou colorido, como no exemplo do servo do acelerador/freio, onde a sujeira não aparece.
Outro jeito de fixar o "pacotinho", é utilizar cola quente, (aquela em bastão que você insere em uma pistola aquecedora), mas não esqueça de limpar as superfícies antes de colar.
Escrito por Alexpar
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